sábado, 5 de março de 2011

Seus amigos vão te trair antes mesmo que seus inimigos.

Um provérbio chinês compara os amigos aos dentes e mandíbulas de um animal perigoso: se você não tomar cuidado, eles acabam mastigando você. E eles só irão te trair porque são seus amigos. Sabem bem a sua história, seus pontos fracos, seus medos e segredos. E traição se chama “traição” porque vem sempre de onde você menos espera. 

Se você quiser se dar bem no mundo político deve ter cuidado dobrado com os seus amigos, pois dos inimigos você sabe sempre o que esperar.

Na política, corriqueiramente, as versões sobressaem aos fatos. As situações possuem um peso, uma intensidade muito grande. Para prejudicar um político, um funcionário ou um amigo não precisam fazer muito esforço, basta não serem do ramo. E raramente o amigo é a pessoa mais capaz. Capacidade no ambiente político se transforma em satisfação, em reconhecimento, em voto.

Situações de trabalho, principalmente o da política, exige uma certa distância entre as pessoas. A chave do poder, portanto, é a capacidade de julgar quem é o mais capaz em todas as situações. Guarde os amigos para a amizade, mas para o trabalho prefira os capazes e competentes.

Como dizia Voltaire “Senhor proteja-me dos meus amigos; que dos meus inimigos, cuido eu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário