domingo, 6 de março de 2011

Políticos: Quebradores de paradigmas

O maior símbolo de paradigma que conheço diz respeito aos elefantes. Todos que um dia já foram num circo devem ter visto um elefante amarrado em uma corda e preso em uma pequena estaca enfiada ao chão. E muitos se perguntam como um elefante tão grande e com tanta força fica ali preso aquela estaca? Pois é.

Acontece que quando este enorme elefante ainda era um pequeno elefantinho ele foi amarrado à mesma corda e à mesma estaca. Como ele ainda era muito pequeno, não tinha força para escapar da mesma. Tentou por um dia, por um mês, por meses. Até que um dia, um certo dia, ele, acreditando que nunca iria escapar, desistiu de tentar. Sem saber que cresceria, que suas forças aumentariam, sem saber que um NÃO hoje não quer dizer um NÃO sempre, ele acreditou no que imaginava ser a verdade imutável.

Verdade imutável é que se você estiver vivendo no mundo político, deve se acostumar a quebrar paradigmas. E um dos maiores paradigmas existentes na mente humana é que mudança sempre tende para pior. Psicologicamente o novo destrói o que é familiar, cria um vazio, um vácuo, e as pessoas tendem a temer o caos que virá.

Maquiavel dizia: “Considere que não há nada mais difícil, nem de sucesso mais duvidoso, nem mais arriscado, do que iniciar uma nova ordem das coisas”. Se você quiser transitar bem neste mundo da política vá se acostumando com mudanças. Elas virão sempre e nem sempre será pra melhor.

Se la vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário