quinta-feira, 3 de março de 2011

O poder é um jogo

Talleyrande disse uma vez: “A palavra foi dada ao homem para permitir-lhe disfarçar seu pensamento". Se você pensa em sobreviver no mundo político, nada mais verdadeiro.

Para algumas pessoas, participar do jogo do poder, direta ou indiretamente, é compactuar com o erro, com a maldade, com o que de pior a sociedade possui. Estas pessoas, segundo o dramaturgo alemão Bertolt Brecht, são o que chamamos de analfabetos políticos. É preciso tomar cuidado com pessoas assim, pois embora digam uma coisa, com freqüência estão pensando outra. São especialistas na arte da política, e utilizam estratégias que disfarçam suas verdadeiras intenções.

O poder requer jogar com as aparências. Quem está no mundo político não se comove com demonstrações de pureza e inocência, pois quem deles faz alarde são os menos inocentes. O sangue político requer que você esteja sempre preparado, em todos os momentos. 
Nada será surpresa se você estiver sempre pensando e se preparando para o pior cenário. Um político não perde tempo sonhando com finais felizes para seus planos, mas calcula e se prepara sempre para todas as possíveis armadilhas que poderão lhe surgir no caminho.

O poder é um jogo, um jogo em que para vencer você deve desenvolver a capacidade de entender o que está por trás do que estão lhe falando. Como diria aquele ditado: “Suas atitudes falam tão alto que não consigo ouvir sua voz”.

Um comentário:

  1. É um jogo que se torna mais e mais sério, pois nos afeta de maneira clara, indiscutível.
    Por isso o ideal é a "Democracia Direta", sem intermediários. A internet viabiliza essa situação.
    Precisamos do Poder Executivo sempre, e todos nós, devidamente organizados, agora temos condições de votar, de propor projetos, de aceitar ou não leis, via "urnas eletrônicas" e apurações que o TSE sabe fazer.
    Precisamos apenar de um ritual prudente.
    O Projeto Ficha Limpa foi um exercício fantástico.
    Temos leis demais e pouca seriedade na hora de cumpri-las.

    ResponderExcluir