Durante estes anos trabalhando no mundo político encontrei profissionais competentes, cheios de conhecimento, todos ansiosos para serem melhor aproveitados, porém descartados do processo. Muitas vezes por questões meramente políticas, outras por culpa deles mesmos.
Ontem escrevi: “Você é contratado por sua capacidade técnica e demitido pela capacidade comportamental”. Devido a capacidade comportamental é que muitos profissionais são demitidos antes mesmo de serem contratados. E nenhum deles nunca me perguntou, mas se me perguntassem daria três sugestões que servem em todas as situações.
Primeiro: Não devemos nos esquecer que o mundo político é, como o nome mesmo diz, político. Nada pior para um político ter que conviver com uma pessoa que tem orgulho de dizer que é um técnico e que não se envolve com política (ou que odeia política e os políticos). Se você quer transitar e ter sucesso neste meio, pare com esses comentários ainda hoje. O homem é um ser político por essência, por necessidade de sobrevivência. Enxergue a política no seu sentido mais amplo e não vincule política com política partidária. Exercite política em todos os momentos. Não subestime encontros triviais, mesmo o do cafezinho, pois sua imagem é construída no dia a dia.
Segundo: Algumas pessoas deixam de causar boa impressão porque estão sempre de cara fechada. Já foi comprovado que existe mais informação num sorriso do que numa expressão carrancuda. Um ditado árabe diz: "Um homem sem uma fisionomia sorridente não deve abrir uma loja". Seu sorriso é o mensageiro de suas boas intenções. Seu sorriso ilumina a vida de todo aquele que o vê. Nada pior que trabalhar com alguém que vive de mau humor, que só reclama da vida.
Por último, e não menos importante, é que o mais profundo princípio da natureza humana é a ânsia de ser apreciado. Em geral, estamos interessados nos outros quando eles se interessam por nós. Isso serve pra você e para o seu chefe. Portanto, se você quiser ser apreciado, seja um ouvinte atento. Fale olhando nos olhos das pessoas e ouça com vontade de escutar. Para ser interessante, seja interessado. O indivíduo que não está interessado no semelhante é o que tem as maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros. Sem falar que o homem que só fala de sí e só pensa em si, é irremediavelmente deseducado. Porém, cuidado ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio. Em geral, as pessoas conseguem perceber um elogio mentiroso a quilômetros de distância.
Lembre-se: “Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo de plantamos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário