quarta-feira, 23 de maio de 2012

Domine o Silêncio


É consenso que se você quer sobreviver no mundo da política você deve ser um bom comunicador, saber se expressar, falar em público.

Eu acrescentaria... 

Se você quiser sobreviver neste mundo tem que saber que um bom político não é o que domina a palavra, e sim o que domina o silêncio. Saber usar a voz é saber falar e principalmente saber se calar para ouvir. 

Ou como dizia Rubem Alves; "O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina". 

Quando estudei Engenharia, tive a oportunidade de participar de um coral. Lá, aprendi a esperar a hora certa para falar. Eu vi que cada tonalidade tinha seu momento certo de entrar e que em determinado momento o silêncio era tão ou mais importante que a própria voz. Eu vi que o silêncio valorizava a voz que se seguia. 

Se você quer sobreviver no mundo da política aprenda que o poder não esta em falar mais; esta em escutar mais, está no silêncio. Você deve aprender que quem domina uma conversa não é quem fala, é quem ouve.

Pense Nisso!

Um comentário:

  1. Oi Julio, gostei muito deste post, saber ouvir é um dom e serve para todas as áreas da nossa vida, seja ela profissional ou familiar. Impor opiniões e pensamentos, só afasta as pessoas ao seu redor.....

    ResponderExcluir