quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O Teatro da Política

Se você quer sobreviver no mundo da política recomendo que leia o livro "O Estado Espetáculo - de Roger Gérard".  Nele você vai entender que o poder e a mídia estão sempre entrelaçados e em detrimento dos interesses da sociedade. Vai entender que tudo não passa de um grande espetáculo onde nós, os políticos e o Estado, protagonizamos diversos tipos de papéis. De uma maneira envolvente, o livro nos mostra como é realizada em nossas mentes uma "lavagem cerebral", onde o Estado transforma tudo numa grande companhia teatral onde os políticos representam os seguintes papéis:

O Herói - É aquele político que vai resolver o problema. Um homem fora do comum, o salvador.

O Homem Simples - É o político que emerge das massas para comandá-la. 

O Líder "Charmoso" - É o político que se empenha mais em seduzir e que através de sua elegância e beleza conquista o voto.  

O Pai da Pátria - É o político que vai cuidar dos pobres, fracos e oprimidos.

Se você quer sobreviver no mundo da política deve entender o papel de cada um desses papéis e o momento exato de colocar ou um ou outro no palco. Deve saber que "os melhores" podem inclusive representar mais de um papel ao mesmo tempo. E que todo Herói, com o tempo, acaba cansando e é comum ser trocado pelo seu oposto, ou seja, o Homem Simples. Este, tão modesto, tão comum, acaba sendo substituído pelo Líder Charmoso que seduz, mas também inquieta com sua instabilidade. No final, surge o Pai da Pátria, para com sua experiência tranquilizar sobretudo os mais necessitados. E aí... bem aí, começa tudo de novo, porém não necessariamente nesta ordem. 

Pense Nisso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário