quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Ponha um tubarão no seu tanque (parte II)

Dia desses eu postei um texto onde afirmava "...na política, seus amigos lhe trarão mais prejuízos e aborrecimentos que os seus possíveis inimigos..." e continuava dizendo; "...político sábio lucra mais com seus inimigos do que com seus amigos". Pois bem, se você quiser sobreviver no mundo da política deve aprender a valorizar seus oponentes, seus adversários, tanto ou mais que seus amigos e aliados. Valorizar a tal ponto que, caso não os tenha, deve criá-los. 

Um erro comum de quem vive a política é que, ao atingir seus objetivos, o político procura eliminar todos os restícios de oposição a futura administração. Cercando-se somente dos amigos, admiradores e correligionários que o blindam das "informações desagradáveis", o político tende a ficar com uma certa áurea de unanimidade, de "ser amado", que o torna inatingível.

L. Ron Hubbard dizia que "o homem progride, estranhamente, somente perante um ambiente desafiador". Portanto, se você quiser sobreviver no mundo da política, fuja da comodidade, da preguiça e unanimidade advinda dos amigos. Aprenda a fazer uso do contraditório, dos desafios provocados pelos seus inimigos. Pois, na maioria das vezes, são eles que nos trazem os desafios, nos mostram os erros, nos deixam "vivos" e dão sabor as nossas vitórias.

Político, faça como os japoneses, ponha um tubarão no seu tanque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário