segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A Política e o Xadrez

Se você quer sobreviver no mundo da política deve ter em mente que tudo não passa de um jogo de xadrez. Assim como na vida, onde cada ação corresponde a uma reação, no tabuleiro da política, dependendo do movimento que fazemos, ganhamos ou perdemos peças preciosas que nos ajudarão ou farão falta no final de cada partida.

Devemos entender que neste jogo existem peças de conquista e peças de ocupação, e que com freqüência os peões, os que dão a cara pra bater, os que chegam primeiro, geralmente são os mais sacrificados e dificilmente chegarão ao final do jogo. Entender que em momentos difíceis é comum, para mantermos nosso "rei em pé", sacrificarmos uma torre, um bispo e às vezes até a rainha.

A política, assim como o xadrez, é um jogo amoral onde não se pode odiar seu oponente por "comer" uma peça do tabuleiro. Ao contrário, um bom jogador, o político do bem, aprende com os movimentos do seu oponente, admira sua coragem mas acima de tudo procura compreender sua estratégia, sua tática, e antevendo seus movimentos, conquista peças importantes no jogo em questão.

E o mais importante neste jogo, assim como na vida, é não esquecer que ganhando ou perdendo o importante é tratar seu oponente como seu igual. Afinal, no final, seja você peão ou rei, no término do jogo todos vão para a mesma caixa.

Pense Nisso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário