quarta-feira, 18 de julho de 2012

Senhor, proteja-me dos amigos...

Se você quiser sobreviver no mundo da política deve aprender a temer mais seus amigos do que seus inimigos. Sim, na política, seus amigos lhe trarão mais prejuízos e aborrecimentos que os seus possíveis inimigos.

Voltaire dizia: "Senhor, proteja-me dos amigos; que dos meus inimigos, cuido eu".

Raros são os amigos que conhecemos verdadeiramente. Mais raros ainda, são os casos em que os amigos são os mais qualificados e capacitados. Quando você decide contratar um amigo, aos poucos vai descobrindo outras "qualidades" que você desconhecia que este amigo possuía. Uma palavra a mais aqui, um pouco mais de (des) honestidade ali e, aos poucos, a amizade se foi. E como neste mundo, nada é estável, mesmo os amigos mais chegados podem se transformar nos piores inimigos.

E é por isso que existe aquele ditado: "Traição tem este nome, porque vem de onde menos esperamos".

Curiosamente, por outro lado, na política, seus inimigos são jóias preciosas que devem ser exaustivamente garimpadas. Sem eles você teria somente os amigos, e isso seria a sua desgraça. O político sábio lucra mais com seus inimigos do que com seus amigos. Diferentemente dos amigos, que nos deixam preguiçosos, um ou dois inimigos aguçam nossa percepção, nos mantém concentrados e alertas. Um provérbio chinês compara os amigos aos dentes e mandíbulas de um animal preguiçoso; "se você não tomar cuidado, eles acabam mastigando você".

Portanto, se você quer sobreviver no mundo da política deve entender que a política exige uma certa distância entre as pessoas. Deve ser capaz de julgar quem é mais capaz para esta ou aquela função. Deve deixar seus amigos para as amizades, pois, no final, o que vai pesar no seu trabalho é a sua capacidade e competência, bem como, dos que estão a sua volta, do seu grupo, da sua equipe.

Pense Nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário